.Com os grandes desafios atuais, a Igreja confia em primeiro lugar em Jesus e no Seu Espirito, que a conduzem pelas estradas do mundo, mas conta com atividades de instituiçoes e a obra de anúncio e testemunhos dos leigos na difusão de sua Doutrina Social.
“Eles devem ser preparados espiritualmente, profissionalmente e eticamente. A mater et magistra insistia não somente na formação, mas sobretudo na educação que forma cristãmente a consciência e leva a uma ação concreta, segundo um discernimento sapientemente guiado”.
“ A verdade, o amor, a justiça, unidos ao princípio da destinação universal dos bens, enquanto critérios para superar os desiquílibrios sociais e culturais, permanecem como bases para interpretar e viabilizar a solução também dos desiquilíbrios intermos á moderna globalização”.
“Frente aos desiquilíbrios, é preciso retomar uma razão integral que faça renascer o pensamento e a ética. Para o homem de hoje, é difícil chegar ao conhecimento do verdadeiro bem humano. A saída é desenvolver mecanismo aberto á Transcedência mediante uma nova evangelização. “Somente na comunicação com Jesus a razão humana é curada e potencializada e é possível chegar a uma visão mais adequada do desenvolvimento, da economia e da politíca segundo a sua dimensão antropológica e as novas condições históricas”.
“Sem o conhecimento do verdadeiro bem humano, a caridade cai no sentimentalismo, a justiça perde sua “medida”fundamental, o princípio da destinação universal dos bens é deslegitimado. Daí surgem os vários desiquilíbrios globais que caracterizam o mundo de hoje, como disparidade, diferenças de riqueza, falta de iguadade, que criam problemas de justiça e de igualitária distribuição de recursos e oportunidades para os mais pobres”.
“Em um mundo não raras vezes voltado sobre si mesmo, privado de esperança, a Igreja espera que vóis sejais fermento, semeadores inestancáveis do pensamento verdadeiro e responsável e de generosa projeção social, sustentatdos pelo amor pleno de verdade que habita em Jesus Cristo, verbo de Deus feito homem”.
As exortações e advertências acima descritas é de nosso Papa Bento XVI, que convoca e estimula os LEIGOS CRISTÃOS a serem bem preparados espiritualmente, profissionalmente e eticamente para enfrentarem a questão social moderna de justiça social mundial, para a qual é necessário uma nova evangelização do social que evidencie implicações da justiça realizada a nível universal.
Todos nos experimentamos a grande crise finaceira mundial que atingiu a todos os países. Todos estão assistido a uma grande frenesia de concessão de créditos ao povo, gerando uma especulação financeira sem limites. Isso tudo é muito ruim para o povo e para o nosso País, pois essa especulação de facilidade de créditos gera consumo sem limites, com reflexos no aumento excessivo aos gêneros alimentícios, das taxas de água, energia elétrica, da terra, preço dos alugueis, remédios, etc..
Essas situações empobrecem ainda mais aqueles que já vivem em situações de grave precariedade, enquanto os poderosos e maus políticos se enriquecem em razão da miséria do povo.
Portanto, não há mais desculpas para nós leigos cristãos e ficarmos omissos, calados e paralizados diante de uma situação de injustiçã, de pobreza, de desrespeito humano , de marginalização e exclusão social, que mora ao nosso lado e está acontecendo diante de nossos olhos e não fazemos nada.
Onde esta a verdade, o amor, a justiça que pregamos em nome de JESUS. Não podemos viver mais nessa hipocrisia de assistir todos os dias na televisão, noticiais no rádios e jornais destilando morte e medo nas pessoas, cenas de exclusão e margialização social, pessoas sendo agredidas na sua dignidade humana, pessoas abandonadas, idosos e crianças tratados como animais nas ruas, nos asilos e hospitais e, simplesnte dizemos que não temos nada com isso. Não é Problema meu, nosso. Os Políticos e as autoridades que se virem.
Ora! Quem elege os Políticos, as autoridades. Sim. O meu, o seu, o nosso voto. Somos nos que colocamos essas pessoas no Poder. Somos cúmplices de toda essa insjutiça social que esta diante de cada um de nós.
Caros irmãos cristãos, confesso que anos átras eu era omisso, indiferente e conivente com esse quadro caótico social e, seu que dei a minha parcela de culpa para tudo isso que está acontecendo hoje. Sabe porque? Pensava que minha fé nada tinha a ver com a Política. Como me enganei. Como colaborrei através de meu voto inconsequente, que as pessoas ficassem mais pobres, oprimidas e excluídas. Me tornei cúmplice de políticos que ajudei a eleger, pedi votos para eles e hoje estão no Poder sem qualquer comprometimento com os meus ideiais de fé e com as outras pessoas.
Somente depois de eleitos é que percebí é que eles não estavam interessaos nos valores que eu defendia, tais como a moral, a familia, vida espiritual digna, amor ao próximo. Investiam somente em coisas de seu interesse pessoal e onde pudessem levar vantagens financeiras.
Falhei nesse ponto, pois com o meu voto inconsequente dei causa a reflexos negativos na vida de muitas familias, pois o meu candidato eleito não honrou a confiança que nele havia depositado.
Como cristão, dei testemunho contrário aquilo que vivia, a reditava e pregava.
Fui indiferente as conseqüências do voto. Fui pela cabeça dos outros. Não conhecia o candidato e o que ele fazia no dia-a-dia. Fui inconsequente, ganancioso, talvez estivesse focado em meus próprios interesses e bem estar pessoal. Não estava preocupado com o bem comum coletivo. Pensei somente em mim, a minha familia. Não tive o minímo interesse em saber do caráter moral e espiritual e qual o projeto do candidato.
Não tive preocupaçao com o sofrimento e a necessidade do meu próximo. JESUS disse: Ame seu próximo como a ti mesmo. Então o que eu quero para mim, necessariamente devo querer para o outro, sob pena de contrariar o mandado de JESUS.
O Pobre, o excluído, o marginalizado, o doente, o desempregado, o dependente químico, o homossexual, este são os meus meus próximos. Devemos amá-los e respeitá-los.
Quem vai lutar pelo direito de vida d'eles, o sofrimento deles, dar-lhes dignidade e respeito.
“Tudo o que fizerdes a estes pequeninos e a mim que estais fazendo”.
Quem são “esses pequeninos de hoje”? A quem se refere JESUS??? Voce sabe, eu sei, todos nos sabemos.
Já pedi perdão a DEUS pelos meus erros. Pela minha ignorânica. Quero viver uma nova evangelização nesses tempos de crise e esfriamento do amor de DEUS. O Chamado é para todos.
“Eu vim para que TODOS tenham VIDA e VIDA em ABUNDÂNCIA”.
Nào podemos mais nos conformar com tantas notícias de morte que são publicadas todo os dias. Pessoas morrendo na alma no espírito, sem esperança de que apareçam pessoas justas e verdadeiras, comprometidas com a VIDA que é Jesus e ajudá-las a sair dessas situaçoes de morte, desespero e aflção.
Se conformar com tanta POBREZA e MISÉRIA que tem levado as pessoas a tanto sofrimento, é contrariar o desejo de JESUS que esteve e está em nosso meio e lutou até o fim para que todos tivessem vida em ABUNDÂNCIA.
E nós os seus discipulos, pregadores da palavra, ministros, pastorais, homens e mulheres de oração o que estamos fazendo nesse sentido?
Chega de ficar assistindo a todos estes acontecimentos criticando os outros, enquanto nos mesmos como cristãos não estamos fazendo nada de concreto. É verdade que para toda regra há excessão. Há muitas pessoas boas e dedicadas nesta causa. Há alguns políticos bons. Mas ainda é pouco. Precisa muito mais.
É hora de mudanças, de rever nossos conceitos e atitudes se de fato como cristãos, queremos essa renovação e transformação de fé e pol;itica em nossa sociedade, pois do contrário ainda iremos pagar um preço muito alto, na medida em que o mundo se torna mais frio e corrupto.
Vamos lutar pela reconstrução de uma sociedade mais justa, humana, baseada na Doutrina Social da Igreja de CRISTO.
Lembre-se.Somos instrumentos, servidores do Espiríto Santo do Senhor. Devemos ser apostólos de uma sociedade que precisa de renovação.
Precisamos nos tornar cristãos capazes de influenciar positivamente a Sociedade em que vivemos e atuamos. Nosso objetico deve ser o bem comum de todos os cidadãos sem a exclusão de quem quer que seja.
A força que move toda e qualquer renovaçao é a CARIDADE, o AMOR, essência da vida de todo cristão.
Como leigos Cristãos que querem realmente implantar o Reino de Deus aqui na terra, precisamos nos organizar, conversar, nos unir e mobilizar as pessoas de boa vontade, comprometidas com a Verdade de JESUS, a abracem esta causa, motivando-as a participar desse processo de FÉ e POLÍTICA e assim caminharmos juntos rumo a essa Sociedade transformada e renovada.
Não tenhais medo. Precisamos como leigos cristãos, ocupar os Gabinetes, as Assembléias, as Câmaras e em nome de JESUS lutar por uma sociedade mais justa e humana, garantindo a todos a VIDA e ABUNDÂNCIA prometida. É hora de fazermos com que a LUZ de Cristo que está em cada um de nós brilhe nesse novo caminho para clarear a vida de tantas outras pessoas. É hora de sermos verdadeiramente o SAL da terra e permitir as pessoas a alegria de experimentarem o novo SABOR de um Sociedade transformada e renovada.
Lembre-se! JESUS foi até o fim. Não mediu consequëncias, superou a dor e o sofrimento. Lutou or uma Sociedade justa sem se importar a respeito do que diziam Dele. Foi fiel até a morte. Pagou esse preço por mim, por voce, por nós, para que fossemos verdadeiramente LIVRES da escravidão e da opressão desse mundo. Ele enfrentou os poderosos, derrubous os sistemas que escravizavam o povo, fez justiça aos famintos, visitou os doentes, as prostitutas, não teve medo de denunciar a mentira, a corrupção e acusar os maus políticos.
“Tú es o meu Filho bem amado; em ti ponho minha feição”(Lc. 3,22).
JESUS tanbém foi “eleito”pelo PAI para GOVERNAR esse nosso mundo segundo o seus ensinamentos. JESUS foi constítuido REI, CHEFE DE NAÇÃO, para fazer a vontade do Pai, ou seja, salvar o seu povo de todo esse quadro caótico que ainda vivemos nos tempo de hoje.
JESUS desistiu? Nunca. Teve mêdo? É claro que sim, mas não seguiu a sua vontade e sim daquele que lhe tinha colocado toda a sua confiança.
DEUS quando elegeu JESUS como REI, SENHOR, SALVADOR, sabia que Ele iria enfrentar várias situações de vexame, constrangimento, corrupção, prisão, traiçao e até resistência daqueles que diziam que eram dos seus, que o amavam e viviam a seu lado. DEUS sabia que Ele seria perseguido, difamado, caluniado, etc.
JESUS desistiu mesmo assim? Mesmo tendo que enfrentar essas situações?
Não. Nada foi capaz de detê-lo ou intimidá-lo.Acolheu os pobres, deu a vida pelo seu povo, cuidou dos famintos, dos doentes, dos encarcerdados, os excluídos, os discrimanados, enfrentou todas as situações em nome de uma causa: O AMOR E A JUSTIÇA.
JESUS, conhecia AQUELE que lhe elegeu e colocou Nele a sua confiança. Não poderia decepcioná-lo. Sua vontade era tudo, mesmo que tivesse que renunciar a si mesmo. Abdicou de Tudo.Derramou o seu próprio sangue por todos nós.
Quando formos eleitos, escolhidos, para entramos na vida Pública ou da Política, esta também será a CONFIANÇA que JESUS estará colocando sobre nós, ou seja, fazer também a vontade do PAI.
Estamos dispostos a pagar esse preço? Morrer pela mesma causa que JESUS morreu por todos nós. Estamos dispostos a pagar com o nosso próprio SANGUE??? Está dispostos a entrar no serviço Político para como JESUS sacrificar-se por todos aqueles que estão sofrendo e clamam dia e noite a MISERICÓRDIA e a JUSTIÇA DE DEUS? Está disposto a enfrentar os poderosos, os corrptos e exercer sua missão de fé e política segundo a vontade e desejo de JESUS? Esse é o chamado. Esse é o nosso novo desafio. Sermos cristãos autênticos em nosso proceder.
Tempos atrás tinha temor em compartilhar esse tema diante das controvérsias e discussões que surgiam em razão desse assunto. Confesso que não aceitava essa discussão a respeito de fé e política. Porém, hoje sei que o ignorante era eu. Jesus nos ensinou totalmente ao contrário, pois a sua FÉ no Pai o levou a realizar várias ações sociais, de amor e de justiça. JESUS foi ELEITO (ELEIÇÃO) pelo PAI para desempenhar todos esses serviços.
Levou mensagens de PAZ e AMOR ao POVO. Não ficou indiferente a opressão e ao sofrimento do povo. Denunciou os governantes corruptos, cobradores de impostos, derrubou dos tronos os poderosos. Cuidou dos famintos, dos excluídos, dos doentes, os que não tinham onde morar.
Com o tempo percebí que não estava exercendo os DONS que JESUS havia me concedido. Estava somente dentro da minha Igreja. Queria ficar somente no MONTE. Não queria sair ou descer dali, para enfrentar a REALIDADE que está diante de todos nós. A FOME, A MISÉRIA, O PECADO, A CORRUPÇÃO, A FALTA DE RESPEITO HUMANO!!!
SE JESUS ESTIVESSE HOJE AQUI COMO HOMEM QUAIS SERIAM AS SUAS ATITUDES?
Será que ELE ficaria paralisado, indiferentes, acomodado e omisso como estamos todos nós? Sim todos nós.
Diante de JESUS a quem voce, eu e nós servimos como CRISTÃOS, CRISTÃS, homens ou mulheres de oração, servos de JESUS, pregadores do Evangelho, o que estamos fazendo de concreto para mudar essas coisas? Levar a Boa notícia ao Povo.?
Não podemos mais errar, compactuar com o pecado e sermos cúmplices de falsos políticos e Autoridades constituídas em todos os seus escalões que levam sofrimento e opressão ao povo.
O nosso voto é valioso. Tem conseqüências para o bem ou para o mal. Precisamos ter clareza em quem verdadeiramente vamos colocar nossa confiança. É essa pessoa que irá lutar por mim, defender meus direitos, me representar na defesa dos valores que vivo e prego. Não posso mais confiar meu voto a uma pessoa que não luta pela DEFESA E PRESERVAÇÃO DA FAMILIA, que não seja honesto e não tenha um caráter definido.
Na hora do voto a minha FÉ e fidelidade a JESUS deve pesar muito. Portanto, jamais poderei votar em uma pessoa que defende O DIVÓRCIO, a união HOMOSSEXUAL, O ABORTO, que estimula a JUVENTUDE a terem experiências sexuais precocemente, apologia ao uso de drogas (MARCHA DA MACONHA) e a estimular a aversão a fé e a religião.
Como Cristão, não posso apoiar e votar em políticos que querem retirar os simbolos religiosos das escolas e instituições Públicas, que querem apagar da mente das pessoas os sinais da presença de DEUS nesses lugares.
Como cristão, não posso mais fazer isso, sob pena de responder perante JESUS pela minha cumplicidade como esses homes descomprometidos com a Doutrina Social da Igreja que amo, proclamo e vivo.
Como cristão, devo lutar contra tudo isso. O candidato político que quiser meu votos nas eleições futuras, vai ter que mostrar e apresentar seus valores éticos, morais e espirituais, sua Igreja, seus projetos e objetivos e desejo de fazer justiça a todo o povo.
O voto não tem preço, tem consequências.
Por isso, como cristão, não posso mais votar em politicos que oferecem e prometem vantagnes pessoais, cestas básicas, bolsas de estudo, gás de cozinha, consulta médica, cirúrgias, recompensa finaceira para trabalhar para eles, sem conhecê-los.
O nosso preço dever ser o preço que JESUS pagou por todos nós! Não aceitou a corrupção. Preferiu morrer na cruz para nos salvar.
Portanto, não aceite, não apoie mais esses políticos que aparecem aí na sua casa ou seu Bairro, Igreja, somente em tempo de eleição. Estão interessados somente no seu voto, ao ponto de pagar por ele. Não abrace mais essas pessoas. São falsas. São lobos vestidos de ovelhas. Não se deixe mais enganar.
Faça como JESUS que venceu a tentação e resistiu as coisas desse mundo. Foram-lhe oferecidos reinos , riquezas, poder, tudo para abandonar o projeto Daquele que o elegeu e Nele confiava.
Foi fiel e leal até o fim, fazendo a vontade do PAI que o havia eleito. Não desviou nem para a direita e nem para esquerda. Seguiu retamente a projeto de salvação total do homem conforme era o desejo Daquele que o elegeu. Honrou o voto de confiança recebido ao ponto de morrer por ele.
Atualmente o nosso Papa Bento XVI tem conclamado os LEIGOS CRISTÃOS a assumirem seus dons dentro do contexto da FÉ e POLITICA. Devemos ser obedientes à Igreja e com ela buscar o bem comum do homem na sociedade.
No Brasil, a Renovação Carismática Católica (RCC) através do Ministério FÉ e POLITICA, Bispos, Padres, Leigos Cristãos que já estão engajados na vida POLITICA como DEPUTADOS, VEREADORES, PREFEITOS, tem viajado pelo País partilhando essa mensagem nas Comunidades, Grupos de Oração, Pastorais, para que na próxima eleição tenhamos atitudes e comportamentos diferenciados.
Talvez aí na sua Comunidade, Grupo de oração, Pastorais, Movimentos, tenha alguém que já viva essa verdade, essa realidade. Convide-o a levantar essa bandeira para uma nova Evangelizacão política e social em nossa sociedade e para que busque junto aos seus lideres ou coordenadores, uma fonte de formação Espirtiual, profissional e ética nesse campo de Fé e Política.
“A FÉ É A ACEITAÇÃO DAS VERDADES REVELADAS. É CONFIANÇA NA VERDADE E NO AMOR DE JESUS. CONSTITUI-SE NO ELEMENTO FUNDAMENTAL DE TODA VIDA ESPIRITUAL. É O PRIMEIRO CONTATO DO HOMEM COM AS REALIDADES DIVINAS. A FÉ SEM OBRAS É MORTA. A FÉ É UM ESCUDO CONTRA AS TENTAÇOES, CONTRA O PECADO E CONTRA A MENTIRA.”
Vamos, pois, RESISTIR FORTES na FÉ a todo esse mal social e político que recaem sobre a nossa sociedade e nosso povo.
“DESPERTA TU QUE DORMES”. QUEM TIVER OUVIDOS QUE OUÇA. É TEMPO DE COLHEITA.
Que o amor de Deus, a Paz deJesus e a força do Espiríto Santo esteja com todos nós.
SÉRGIO PARDAL.
É Pardal, Mudar esta realidade política será uma grande batalha. O importante é começar.
ResponderExcluirSe Deus é por nós, quem será contra nós?