Tenho sido convidado para ministrar a palavra do Senhor para partilhar ensinos e orações a respeito desse tema que é polemico e muito abordado nesses tempos de violência, doenças, crises emocionais, insucessos, calamidades, depressão, pessoas cometendo suícidio, familias destruturadas, pai matando filho e filho matando pai, etc...
Será que essas situações enfatizadas guardam relação hereditária com os nossos antepassados? Você acredita que a desobediência ou maldade praticadas por nossos antepassados podem recair aualmente sobre nós?
Gostaria inicialmente de partilhar contigo o texto biblico de Êxodo 20, 2-3:
“2. EU SOU O SENHOR TEU DEUS, QUE TE FÊZ SAIR DO EGITO, DA CASA DA SERVIDÃO. 3. NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DA MINHA FACE”.
DEUS nesses dois versículos se revela de forma clara no sentido de que a partir do momento em que ELE nos liberta de toda ESCRAVIDÃO mental, física e espiritual com o perdão dos nossos PECADOS, não permite a seus filhos colocar em sua na frente falsos deuses.
E hoje quem seriam esses falsos deuses em nossas vidas perante o Nosso Deus?
Tudo aquilo que te leva a não reconhecer o PODER salvifico e libertador de DEUS em sua vida, valorinzando mais as coisas destes mundo em detrimento das coisas de DEUS. É Tudo aquilo (situações nundanas) que tira a sua atenção e te leva a se afastar de DEUS, deixando de buscar uma vida fundamentada na verdade de cristo, abandono da oração, adoração, conversão e santidade.
Nas antigas escrituras percebemos que os nossos antepassados caminhavam assim, ou seja, indiferentes a palavra profética. Embora DEUS através dos Profetas estivesse sempre libertando o seu povo da escravidão, morte e opressão, continuaram a desobedecer os mandamentos proclamados pelos antigos profetas e se afastavam da presença de DEUS, adorando a falsos deuses.
Passados mais de dois mil anos, voce vê alguma diferença no comportamento dos nossos antepassados com as gerações de hoje? Existe fidelidade a DEUS? O povo tem buscado os preceitos de benção, vida e santidade?
Foi por isso que o nosso DEUS antecipando-se aos acontecimentos futuros e as gerações de hoje, proferiu o seguinte oráculo em Êxodo 20, 5, orientando-nos da seguinte forma:
“EU SOU O SENHOR TEU DEUS, UM DEUS ZELOSO QUE VINGO A INIQUIDADE DOS PAIS NOS FILHOS, NOS NETOS E NOS BISNETOS DAQUELES QUE ME ODEIAM,...”(grifei).
Querido irmão,querida irmã, veja que este JUÍZO DE DEUS continua somente para “AQUELES QUE O ODEIAM”. A palavra vai se materializar sobre as gerações que continuarem a não obedecer a palavra de DEUS encarnada na pessoa de JESUS CRISTO, o Verbo Divino.
Assim, se nos darmos a prática de agir como nossos pais que pecaram contra DEUS e andar pelo caminho do mal e do pecado, com certeza esse castigo cairá sobre voce, sobre cada um de nós.
Portanto, se voce é uma pessoa que AMA, OBEDECE e coloca em prática a palavra do SENHOR, certamente esta palavra de VINGANÇA DE DEUS jamais te alcançara. Se voce pratica os preceitos de DEUS na busca da Santidade e do amor aos irmãos, jamais sofrerá pelos erros e pecados de seus antepassados.
Dito isso, é evidente que a DESCONTINUIDADE deste JUÍZO DE VINGANÇA DE DEUS sobre as futuras gerações se concretiza na medida em que voce se arrepende de todos os seus pecados, buscando a mudança de atitude e comportamento diante da palavra do Senhor, pouco importando se seus antepassados foram bons ou maus.
Assim se voce é uma pessoa que Teme e Ama a DEUS, colocando em prática a palavra do Senhor Jesus em sua vida, já é comparado ao homem que edificou sua casa sobre a rocha, mas DEUS ainda no texto de Êxodo 20, 6, acrescenta sua compaixão afirmando que:
“...MAS USO DE MISERICÓRDIA ATÉ A MILÉSIMA GERAÇÃO COM AQUELES QUE ME AMAM E GUARDAM OS MEUS MANDAMENTOS”.
Diante desse AMOR, essa misericórdia milenar de DEUS para aqueles que o ama e guarda seus mandamentos, onde voce se encaixa? Quer AMAR ou PECAR? Voce quer a BENÇÃO ou a MALDIÇÃO? VIDA ou MORTE?
DEUS nosso Pai Eterno, nos dá o LIVRE ARBITRIO de escolher essa PROPOSTA de vida, assim como insistentemente ofereceu aos nossos antepassados, ou seja trilhar pelo caminho que nos conduz ao Juízo de condeação ou de Misericórdia. escolha é tua.
Assim, dependendo do que voce escolher é aquilo que DEUS irá permitir que voce viva. ELE náo vai interferir na sua vontade de escolher Benção ou maldição, vida ou morte. Sabe porque? ELE se revela declaradamente a voce por AMOR e deixa claro que caso voce faça a opção de estar com ELE, sempre serás feliz, nada poderá te abalar, nada poderá te derrotar, pois o Espiríto Santo habitará em teu coração. O próprio DEUS fará morada em voce.
ASSIM, SE ALGUNS DIZEM QUE HERDAMOS A MALDIÇÃO DOS ANTEPASSADOS, O QUE DIZER DOS ANTEPASSADOS QUE VIVERAM FIELMENTE A PALAVRA DE DEUS E FORAM UMA BENÇÃO. HERDAMOS ASSIM TAMBÉM ESSA BENÇÃO HEREDITÁRIA DOS ANTEPASSADOS?
A respeito dessa indagação, quero partilhar com o leitor entre outros, dois exemplos.
O Profeta SAMUEL, foi um homem Santo com perfeita comunhão e intimidade com DEUS. Foi fiel até ao fim vivendo e cumprindo as ordens de DEUS. Foi acumulado de BENÇÃOS ESPECIAIS DE DEUS. A prova disso é que:
“...SAMUEL REPOUSAVA NO TEMPLO DO SENHOR, ONDE SE ENCONTRAVA A ARCA DE DEUS (I Sam. 3,3)”.
E mais.
“...SAMUEL CRESCIA, E O SENHOR ESTAVA COM ELE. ELE NÃO NEGLIGENCIAVA NENHUMA DE SUAS PALAVRAS...”(I Sam. 3,19).
Veja que diante dessa intimidade de Samuel com Deus e falando a respeito de sua geração futura, o pensamento e a lógica que nos ocorre é que a BENÇÃO HEREDITÁRIA vivida por Samuel junto a DEUS deveria com certeza recair sobre sua família e filhos, não é. Sua família e filhos deveriam herdar a mesma vida de fidelidade com DEUS. Porém , não foi o que aconteceu. Perceba.
“SAMUEL, TENDO ENVELHECIDO, ESTABELECEU OS SEUS FILHOS JUÍZES EM ISRAEL. SEU FILHO PRIMOGÊNITO CHAMAVA-SE JOEL, E O SEGUNDO ABIA; E JULGAVAM EM BERSABÉIA. OS FILHOS DE SAMUEL, PORÉM, NÃO SEGUIRAM SUAS PISADAS”. (I Sam. 8, 1-3).
Assim, os filhos de SAMUEL ao invés de trilhar seus caminhos, preferiram viver outros valores morais e mundanos, deixando de lado a Benção de Deus derramada em abundância sobre sua vida.
Vejamos outro exemplo, agora ao contrário. O texto fala do Rei de Judá, Abião e seus filhos.
“..ABIÃO ENTREGOU-SE A TODOS OS PECADOS QUE S
EU PAI TINHA COMETIDO ANTES DELE. SEU CORAÇÃO NÃO ERA INTEIRAMENTE FIEL AO SENHOR...”( I Reis 15, 3).
Interpretando esse versículo o que poderíamos concluir? Que a MALDIÇÃO do Pai do Rei Abião recaiu sobre ele e por conseqüência também recairia sobre sua familia e filhos não é? Mas não foi o que aconteceu com o seu filho ASA. Vejamos:
“Asa fêz o que é reto aos olhos do Senhor...”...o coração de Asa foi inteiramente devotado ao Senhor durante tôda a sua vida.”( I Reis 15, 11; 14).
Assim para esclarecer e entendermos a respeito desse tema, proponho a voce o estudo de todo Capítulo 18 do Profeta Ezequiel, porém, permita-me partilhar contigo os versículos 19-20:
“..PERGUNTAIS PORQUE NÃO LEVA O FILHO A INIQUIDADE DO PAI! É QUE O FILHO PRATICOU A JUSTIÇA E A EQUIDADE E, COMO OBSERVA E CUMPRE AS MINHAS LEIS, TAMBÉM ELE VIVERA. NEM O FILHO RESPONDERÁ PELAS FALTAS DO PAI NEM O PAI PELAS DO FILHO. É AO JUSTO QUE SE IMPUTARÁ SUA JUSTIÇA, E AO MAU A SUA MALÍCIA”...(Ezequiel 18, 19-20).
Entendeu bem o que o Senhor esta declarando. Que cada um de nós é responsável pelo seu comportamento e ações. Se voce é JUSTO receberá a Justiça Divina, porém, se escolheu o caminho da maldade e do pecado, pagarás por sua malícia.
Então, o que devemos fazer a respeito?
“...CONVERTEI-VOS! RENUNCIAI A TÔDAS AS VOSSAS FALTAS! QUE NÃO HAJA MAIS EM VÓS O MAL QUE VOS FAÇA CAIR. REPELI PARA LONGE DE VÓS TODAS AS VOSSAS CULPAS, PARA CRIARDES EM VOS UM CORAÇÃO NOVO E UM NOVO ESPÍRITO.”( Ezequiel 18, 30-31).
Portanto, “SE RECONHECEMOS OS NOSSOS PECADOS (DEUS AI ESTÁ), FIEL E JUSTO PARA NOS PERDOAR OS PECADOS E PARA NOS PURIFICAR DE TODA INIQUIDADE.”(I JO 1,9).
E ainda: “SE, PORTANTO, O FILHO VOS LIBERTAR, SEREIS VERDADEIRAMENTE LIVRES.”( Jo 8,36).
A partir dos textos acima citados convido voce a tomar posse da liberdade dos filhos de DEUS alcançada através do SANGUE de Cristo Jesus que morreu por nossos pecados e levou consigo todas as nossas maldições, resgatando os nossos antepassados que aguardavam no Hades a manifestação gloriosa do Filho de Deus. O profeta Isaias proclamou a respeito o seguinte oráculo:
“...EM VERDADE, ELE TOMOU SOBRE SI NOSSAS ENFERMIDADES E CARREGOU COM NOSSOS SOFRIMENTOS; E NÓS O REPUTAVAMOS COMO UM CASTIGADO, FERIDO POR DEUS E HUMILHADO. MAS FOI CASTIGADO POR NOSSOS CRIMES, E ESMAGADO POR NOSSAS INIQUIDADES; O CASTIGO QUE NOS SALVA PESOU SOBRE ÊLE, FOMOS CURADOS GRAÇAS AS SUAS CHAGAS. TODOS NÓS ANDAVAMOS DESGARRADOS COMO OVELHAS, SEGUIAMOS CADA QUAL NOSSO CAMINHO; O SENHOR FAZIA RECAIR SOBRE ELE, O CASTIGO DAS FALTAS DE TODOS NÓS”. (Isaias 53, 4-6).
Assim, já não há maldições ou Castigo para aqueles que aceitaram Cristo Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, pois se tornou uma nova criatura. Então, voce está esperando o que? A quem voce quer servir?
“CRÊ NO SENHOR JESUS E SERÁ SALVO TU E SUA FAMILIA (At. 16,31).
Voce é chamado para ser livre, santo e irrepreensível perante a DEUS. Aceite JESUS agora e já não haverá mais condenação.
“DE AGORA EM DIANTE, POIS, JÁ NÃO HÁ NENHUMA CONDENAÇÃO PARA AQUELES QUE ESTÃO EM JESUS CRISTO”. (Rom. 8,1).
Louve o Senhor por isso:
“TODO AQUELE QUE ESTÁ EM CRISTO, É UMA NOVA CRIATURA. PASSOU O QUE ERA VELHO; EIS QUE TUDO SE FÊZ NOVO”. ( II Cor. 5, 17).
E saiba: Deus é Maravilhoso Conosco. Sua Misericórida é Eterna.
“PORQUE É DEUS QUE, EM CRISTO, RECONCILIAVA CONSIGO O MUNDO, NÃO LEVANDO MAIS EM CONTA OS PECADOS DOS HOMENS, E PÔS EM NOSSOS LÁBIOS A MENSAGEM DA RECONCLIAÇÃO.”( II Cor. 5, 19).
Que o Amor de Deus, a Paz do Senhor Jesus e a força do Epiríto Santo esteja com todos voces que nesse momento estão partilhandos dessa mensagem. Que desça fogo do céu sobre toda sua família para incendiar as vossas almas do AMOR de DEUS, trazendo conversão e santidade aos vossos corações, em nome de JESUS.
O irmão Cristo Jesus,
SÉRGIO PARDAL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário